segunda-feira, 25 de maio de 2009

Teste Rápido #5 - Gerenciamento de Projetos


Avalie a situação abaixo e comente o item que julgares mais adequado conforme o Guia PMBOK e seus conhecimentos. Nos próximos dias estarei comentado a alternativa correta.


"Não importa o quão cuidadoso eu seja, meus projetos sempre têm uma duração final muito longa e não aceitável pelo meu cliente. O que estou fazendo de errado?"

A. Corte as estimativas que recebe de sua equipe em 10%, pois provavelmente eles estão lhe passando estimativas 'gordas'
B. Procure trabalhar com membros de equipe mais eficientes que executem tarefas em menos tempo.
C. Siga uma lista de sugestões, composta de técnicas comprovadas (Guia PMBOK), para ver se é possível reduzir o prazo final do projeto.
D. Crie um segundo cronograma para o cliente reduzindo o tempo total do projeto para que seja na data que seu cliente deseja e inicie o projeto. Uma vez iniciado você terá tempo para se preocupar em como atingir a data prometida.


Abraços,
Dimitri

Teste Rápido #4 - Gerenciamento de Projetos

Avalie a situação abaixo e comente o item que julgares mais adequado conforme o Guia PMBOK e seus conhecimentos. Nos próximos dias estarei comentado a alternativa correta.

Existe algum bom modelo de documento para utilizar no momento de desenvolver o Escopo do Trabalho?

A. Nenhum modelo é necessário. Simplesmente escreva em um papel o que seus cliente quer.
B. O escopo de cada projeto é sempre o mesmo, envolve: custo, tempo e qualidade. Este é seu modelo!
C. Um bom modelo de documento não é tão crítico para desenvolver um Escopo do Trabalho como é a excelente comunicação que deve haver com os Stakeholders (partes interessadas do projeto).
D. Um modelo de documento útil para tal fim é disponibilizado somente para gerentes de projetos certificados PMP.
O texto foi adaptado de Barbee Davis, MA, PHR, PMP.

Abraços,
Dimitri

sexta-feira, 22 de maio de 2009

5 maneiras de arruinar sua carreira

Olá,

Li em um artigo e achei bem interessante e verídico. Vale para Gestores e membros de equipe. Parecem óbvias mas para muitas pessoas, nem tanto!

















#1 - Enviar e-mail impróprio

A maioria das pessoas é suficientemente lúcida para evitar piadas de mau-gosto na comunicação corporativa. O maior problema dos funcionários é respostas impulsivas a e-mails. Leia bem antes de responder para evitar má-interpretação.
Se você recebeu um email que lhe deixou de "cabeça quente", não responda no mesmo momento. A melhor coisa a fazer é responder no dia seguinte pois estaremos de cabeça mais "fria" na maioria das vezes.


















#2 - Humilhar colaboradores

Nunca despreze funcionários ou critique-o na sua ausência, mesmo se for em conversa com terceiros ou com clientes. Essa informação pode chegar aos ouvidos da pessoa humilhada e sua situação pode ficar delicada. Mesmo que você considere algum membro de sua equipe uma pessoa inútil, não diga isso a colegas ou a clientes.
Se chegar ao ouvido da outr apessoa, é o tipo da coisa que não tem volta ou conserto!


















#3 - Contradizer o chefe em público

Você pode até achar que está fazendo um favor para seu chefe ao corrigi-lo em público, durante alguma apresentação. Mas na verdade, o mais provável é que ele fique aborrecido e imagine que você o colocou em uma situação em que fez papel de bobo. Aproveite algum intervalo e fale sobre o equívoco de forma delicada para que ele mesmo corrija posteriormente. Nestas situações o pior é que todo mundo nota que você está 'cavando a própria tumba', menos você.

















#4 - Cometer erros sociais grosseiros em um evento da companhia

As festas da empresa são momentos agradáveis de socialização, mas você não precisa comer demais e beber ao ponto de se embriagar. Tome cuidado com os convidados que você leva e não reclame da empresa ou do seu chefe. Só fale de trabalho se for algo positivo.


















#5 - Eliminar possibilidades de retorno ao sair

Muitas pessoas têm a fantasia de sair da empresa criticando o chefe e falando tudo o que tem vontade. No entanto, você nunca sabe quando precisará novamente da empresa em momentos de turbulência do mercado. Procure sair bem relacionado, sempre deixando as portas abertas.
O velho ditado: "O Mundo dá voltas!!!"

Abraços,
Dimitri

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Fotos da Turma de SCRUM de Maio - Florianópolis

Nos dias 12 e 13 de maio deste ano realizamos o curso de "Gerenciamento Ágil de Projetos de Software com SCRUM", na ACATE, aqui em Florianópolis. Participaram 13 pessoas das empresas Dígitro Tecnologia, VisãoGeo e Koerich Telecom. O Instrutor Nelson Abu mais uma vez teve uma avaliação acima da média pelos participantes. O curso é ministrado em um formato de 'mesa redonda' proporcionando uma maior interatividade dos presentes e já utilizando na prática algumas técnicas do próprio SCRUM. Abaixo algumas fotos.






Abraços,
Dimitri

terça-feira, 19 de maio de 2009

Pegadinha do Outlook para anexos: você acha que salvou mas ele não salvou nada!

O que vou relatar aqui é o que chamo de 'pegadinha' do Outlook Express ou agora chamado Windows Mail no Vista.
O cenário:
você recebe um email com um anexo do word de um colega seu para você ler e revisar o documento. Você abre o anexo, lê o documento e resolve fazer suas considerações no próprio documento, inserindo parágrafos ou destacando palavras com outra cor. Após fazer isto por uns 30 minutos lembra-se de salvar o que fez até agora! Então clica em 'Salvar' no menu do Word. O Word por sua vez não emite nenhuma mensagem. Você desconfia e clica mais umas 5 vezes pra garantir de que 'salvou mesmo'. Satisfeito com seu trabalho, fecha o Word e fecha o Outlook. No dia seguinte, ou após algumas horas, resolve abrir o documento para dar aquela revisada final, então abre o Outlook, localiza o email, abre o anexo do word e tcharãn! Tudo SUMIU!
Você perdeu tudo o que escreveu ou fez no dia anterior. Bate o desespero, voc6e fecha tudo, abre tudo de novo e nada! Liga para um amigo seu que trabalha com informática, explica o caso e seu amigo insiste que você não salvou... "MAS EU SALVEI! ATÉ 5 VEZES!", você explica.

Pois é! Eis a pegadinha ou grande FALHA, na minha opinião, da Microsoft.
Acontece que o trabalho feito acima, da forma como foi feito, fica salvo em um arquivo temporário em uma pasta 'escondida' do Windows. Como encontrar o arquivo que você trabalhou?

. Abra o 'Painel de Controle' do Windows
. Abra 'Opções da Internet'
. Clique na Guia 'Geral'
. Clique em 'Configurações' sobre 'Arquivos de Internet Temporários'
. Clique em 'Exibir arquivos'
. Na pasta que abrir procure pelo arquivo que tenha o mesmo nome do anexo que você recebeu.
. Se não achou, procure dentro da sub-pasta com o nome de Content.IE5
. Se não achou, procure dentro de alguma sub-pasta que possa ter o nome de Content.IE5

Moral da história:
SEMPRE SALVE ANEXOS RECEBIDOS POR EMAIL EM UMA PASTA DO WINDOWS ANTES DE ABRIR O ARQUIVO PARA TRABALHO DE EDIÇÃO.
Já me deparei com este problema e com os passos acima recuperei 1 hora e meia de trabalho!

Link que também cita este problema (em inglês): http://email.about.com/od/outlookexpresstips/qt/et030806.htm


Abraços,
Dimitri

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Resumão preparatório para o exame PMP (em inglês)

Compartilho o link que recebi de um colega que está preparando para o exame PMP.

Link to Document: http://www.scribd.com/doc/11425658/Study-Items-for-the-PMP-Exam-V-1

Title: "Study Items for the PMP Exam (V 1)"
Description: This white paper from Sridhar Peddisetty is a must to read for all students that are being prepared to pass the PMP exam.


Abraços,
Dimitri

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mais um projeto completado: www.aprendizesdaarte.com.br

Olá,

Esta semana estive envolvido no fechamento de mais um projeto da qual participei de sua Gestão. O resultado do projeto é o site www.aprendizesdaarte.com.br
O mesmo destina-se a proporcionar um espaço para os artistas aprendizes da pintura formarem sua galeria virtual divulgando suas telas, biografia e outras informações do artista.

Aprendizes da Arte é um portal direcionado ao Artista Plástico, seja ele um iniciante ou um eterno estudante do mundo das artes. Aqui o artista pode formar sua galeria virtual para apresentar e divulgar suas telas, biografia, formas de contato, dentre outras informações sobre seu trabalho. Além disso, abre espaço para comercializar suas telas, sem intermediação.


Foi um projeto que envolveu poucas pessoas dentre elas: eu, a cliente (minha esposa diga-se de passagem), um webdesigner e uma jornalista.
O resultado final ficou excelente e atingiu todas as expectativas da Karla (cliente). Atribuo o sucesso deste projeto a competência dos profissionais envolvidos, tanto do Roberto Moura (webdesigner) como da Paula Costa (Jornalista) - paula@liosimas.com. Nada melhor do que trabalhar com um time de primeira!

Falando da forma de Gerenciamento em si, utilizei práticas do PMBOK e também de Gestão Ágil. Sobre Gestão Ágil nos baseamos muito no livro "Caindo na Real" que trata de desenvolvimento de sistemas web. Muito bom o livro. Tomei conhecimento dele através de meu colega, consultor e instrutor de Scrum, Nelson Abu. Veja o que o Abu fala sobre o livro em seu blog neste post específico.

Outra característica deste projeto foi a não preocupação com o fator Tempo, ou seja, prazo. Fomos levando o projeto sem a perseguição de estreá-lo em uma data específica. Se todos os projetos pudessem ser levados assim, seria muito bom! :)

Enfim, mais detalhes como outras técnicas utilizadas no PMBOK, decisões, lições aprendidas, e estratégias, sintam-se livre em perguntar com um 'comentário" neste post.
Abraços,
Dimitri

segunda-feira, 4 de maio de 2009

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Comunicação com sua Equipe de Projeto - parte #1

Vou dar aqui algumas dicas para alcançarmos uma comunicação eficiente com nossa equipe de Projeto. O tema "Comunicação" é tão importante que é identificado com uma Área de estudo separada dentro do Guia PMBOK. Como reconhece também o próprio o Guia:

Os gerentes de projeto gastam a maior parte do seu tempo se comunicando com os membros de equipe e outras partes interessadas do projeto, quer sejam internas (em todos os níveis da organização) ou externas à organização.
Pois bem, como Gestores, faz parte de nosso dia-a-dia conversarmos com nossa Equipe dentre outras pessoas. Muito comum ainda membros de nossa equipe nos procurar para relatar algo, seja um problema, dúvida ou opinião. Neste momento estabelece-se um "canal de comunicação" e devemos procurar deixar a pessoa que nos narra algo mais a vontade possível para que a mensagem seja a mais clara e entendível possível para que não haja os famosos mal-entendidos. Temos que aprender a ser bons ouvintes e existem dicas para isto. Algumas delas:
1. Demonstre interesse no que está sendo dito.
Esta dica lhe parece óbvia? Pois é, mas muitas vezes não a fazemos. Quantas vezes nós fomos conversar como nosso "chefe", e sentados a frente de sua mesa começamos a contar e algo e de repente toca o telefone dele. O que acontece? Interrrompe-se a conversa, esperamos nosso chefe atender ao telefonema (que como chefe geralmente são ligações de média a longa duração) e então retomamos o assunto. Ao retomar, já damos uma abreviada no que íamos contar pois passamos a ter a impressão que o chefe está cheio de compromissos a resolver e estamos 'atrapalhando'. Geralmente o telefone toca uma segunda vez... O que seria uma boa prática então? Como chefes ou gerentes de projeto, ao receber uma pessoa da equipe para nos contar algo, basta tirar o fone do gancho uai. Pois afinal não estamos 'ocupados' a partir de agora conversando com outra pessoa? Este ato, tenham certeza, é notado por quem nos vem falar algo e a pessoa nota que realmente estamos interessados no que estará sendo dito. Começamos a nos tornar 'bons ouvintes'.
Ainda sobre esta dica, outra situação muito comum: sentamos na frente da mesa do chefe para falar algo e o chefe, virado de frente para seu notebook ou computador, mas de lado para nós diz: "pode ir falando aí, só estou respondendo um email, mas vai falando que estou te ouvindo". Neste momento quem vai falar algo já abrevia as informações e já não falará tudo o que tinha que falar pois tem a impressão de que está atrapalhando o chefe.....O que seria uma boa prática então? Interromper o que esteja fazendo no computador ou notebook, virar-se de frente para a pessoa e dedicar-se a ouví-la, novamente nos tornar 'bons ouvintes'.

São dicas simples mas que funcionam muito bem, testem na prática!!!. Estarei postando as demais dicas durante a semana.


Abraços,
Dimitri