sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dicas – Certificação PMP com o Guia PMBOK 4ª edição

pmbok Recebi através de uma lista de discussão o depoimento de um colega que acabou de conseguir a certificação PMP já tendo como base a última edição do Guia PMBOK (4ª edição). Transcrevo-a abaixo.

O que é PMP? Sigla de Project Management Professional. Uma certificação reconhecida internacionalmente para profissionais que atuam Gerenciando Projetos. Mais informações: http://www.pmi.org/CareerDevelopment/Pages/AboutCredentialsPMP.aspx



Realizei a certificação já na 4ª edição e segue algumas sugestões para você dar uma revisada:

Integração:
- Não existe mais o processo de Escopo Preliminar
- Agora o Encerramento do projeto também engloba “Encerrar projeto ou FASE” (é obrigatório passar sempre por este processo antes de cada nova fase)
- Identificar TODOS e criar uma estratégia para gerenciar expectativas dos stakeholders é ainda mais importante.

Escopo:
- Processo de Coletar requisitos (o conceito de requisitos agora é mais explorado)
- Não há mais planejamento do escopo, ele está integrado ao plano de gerenciamento de projetos (integração)
- Um novo documento gerido pelo projeto é o “Registro de requisitos” que deve ser criado antes de elaborar a Declaração do Escopo

Comunicação:
- Identificar as partes interessadas (este conceito também é bastante explorado e se tornou extremamente importante para o PMI)
- A gestão de Expectativas tem foco no processo de gestão das partes interessadas

Aquisições:
- Houve uma condensação de 3 processos (planejar contratações, solicitar respostas de fornecedores e selecionar fornecedores) em apenas um (realizar aquisições), porém as atividades a serem realizadas em si são mantidas (com leve ênfase em procedimentos licitatórios). Planejar contratações também teve parte das atividades condensadas em Planejar Aquisições.

Bom... O que me é mais evidente são estes tópicos acima. Mas para maiores detalhes das diferenças sugiro você consultar o Apêndice A ao final do PMBok 4ª edição, que alias, pelo menos na minha versão protected (português) que baixei do PMI está com o respectivo apêndice duplicado (a partir das pg. 285 e 292)... rsrsrs ...

Utilizei o livro da Rita Mulcahy da 6ª edição e foi fundamental, pois já está preparado para a 4ª edição do PMBok com todas as “tips & tricks” e “PMIzmos” (http://www.rmcproject.com/product/pmp-prep.aspx)

Boa sorte! Márcio Welter, PMP

Boas informações para quem pretende esta certificação.


quarta-feira, 29 de julho de 2009

Gerenciando Projetos: Guia PMBOK ou SCRUM?

Assisti um vídeo muito interessante do Alexandre Magno. Alexandre explica durante a maioria do tempo como um Gerente de Projetos Tradicional se comporta versus o comportamento de um Gerente Ágil de Projetos. Quando ele diz “tradicional”, refere-se ao Gerente que tem como base o Guia PMBOK e “ágil” a Scrum.

Clique na imagem para assistir ao video em outro site (tem quase  1 hora de duração!).

alexaBom, embora ele repita várias vezes que não considera o Guia PMBOK algo ruim, assistindo atentamente percebe-se sua tendência dizendo o contrário :) Pelo menos esta foi minha leitura.

Discordo de algumas colocações dele. E você?? Dá uma bela discussão.

Dimitri

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Comunicação com sua Equipe de Projeto - parte #4

cabeca-quente Apesar de ter comentado no último post que as dicas tinham finalizado, eu lembrei que faltou mais uma. Então segue a dica 4.

Dica #4. Se você recebeu um e-mail provocativo e/ou ofensivo, não responda-o no mesmo dia.

O e-mail tornou-se hoje um dos principais meios de comunicação INTERNA na maioria das empresas (sim, interna também). Não é difícil acompanhar verdadeiras discussões envolvendo várias pessoas utilizando o e-mail. Detalhe: todas as pessoas trabalhando no mesmo endereço da empresa! Mas porque não se faz uma reunião física então para estes assuntos? Boa pergunta…. talvez a correria e falta de tempo faça com que tudo seja levado pelo e-mail.

Até então “tudo bem”. Entretanto algumas vezes estes e-mails passam a conter termos provocativos, insinuadores de incompetência e até mesmo ofensivos. Se nós somos o alvo destas “provocações” e temos o “sangue quente”, ao recebermos um e-mail assim, no mesmo momento clicamos em “responder a todos” (para que todos vejam nossa resposta ou nosso " direito de réplica) e escrevemos palavras no mesmo “tom”, na maioria das vezes atacando também, ofendendo, mostrando nossa autoridade etc. e tal.. Para as pessoas que estão sendo “copiadas” no e-mail é uma cena patética. Tipo: “bate boca pelo e-mail? Pessoal, por favor reunam-se em uma sala e resolvam isto..”

Nestes momentos de “sangue quente” escrevemos o que não queremos, somos levados pela emoção e deixamos a razão de lado. Prova disto é quando revisamos o que escrevemos no dia seguinte. Aaah, o dia seguinte! Nos damos conta que fomos rudes e que escrevemos coisas desnecessárias.. perdemos a chance de responder com educação e postura profissional e dar a volta por cima.

Então a dica é: se você recebeu algum e-mail provocativo e se sentiu lesado, injustiçado, enfim,..lhe deixou de “cabeça quente”.. CONTENHA-SE :-) Não responda no mesmo minuto..deixe o dia terminar, vá para casa, tome banho, durma, acorde e no dia seguinte (já com outra cabeça) você responderá o e-mail de uma forma mais centrada e educada.

Funciona comigo! :-)

Abraços,

Dimitri

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Comunicação com sua Equipe de Projeto - parte #3


Finalizando a série de dicas para estabelecer um bom canal de comunicação com sua equipe ou qualquer outra pessoa, segue a dica:
Dica #3. Recapitule o que o orador lhe falou.

Esta dica é bem simples e muito funcional também. O famoso "vamos ver se eu entendi bem..." ou "você está querendo me dizer então que...". Com esta técnica, ao terminar de ouvir uma mensagem, em seguida, explicamos aquilo que entendemos sob o nosso ponto de vista. É muito comum então, nosso colega nos dizer: "não, não, você entendeu errado..eu quis dizer isto isto e aquilo.." e Bingo! Acabamos neste momento de resolver mal entendidos, ou seja, melhoramos e muito nosso canal de comunicação.


Esta dica também aplica-se quando estamos dando instruções de algo importante para alguém, seja um colega, empregado, subordinado ou membro de equipe e após terminarmos nossas instruções perguntamos se a pessoa entendeu. Geralmente os "subordinados" não se manifestam seguindo aquele "medo" ou instinto de não querer contestar nada.. neste caso é que podemos então usar a técnica. Podemos indagar por exemplo: "Bom, então só para ter certeza de que não estou esquecendo nada, você poderia me dizer o que é que tem que ser feito?". Pronto! A pessoa explicará com suas palavras. Momento em que poderemos analisar e eliminar qualquer mal entendimento.

Experimentem! Dá certo mesmo!

Se você perdeu a dica 1, basta clicar aqui: Post da Dica 1 com a dica "demonstre interesse no que está sendo dito".

Se você perdeu a dica 2, basta clicar aqui: Post da Dica 2 com a dica "movimente a cabeça em sinal de concordância".

[]s
Dimitri

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Comunicação com sua Equipe de Projeto - parte #2

Seguindo a série de dicas sobre como estabelecer um bom canal de comunicação, vou escrever aqui mais uma.
Dica #2. Movimente a cabeça em sinal de concordância.

Esta dica é muito simples e bastante eficiente também. Enquanto alguém estiver nos falando algo podemos levemente e discretamente movimentar nossa cabeça em sinal de concordância, o famoso "sim". Isto fará com que quem esteja falando torne-se mais "seguro", "confiante" e até certo ponto "se solte mais". Logo, sua mensagem será melhor transmitida para nós (e é exatamente isto o que queremos!). Quem utiliza muito esta técnica são os repórteres de TV. Procurem perceber nas entrevistas que nas vezes em que o câmera foca uma parte do repórter notem que quase sempre os repórteres estão usando esta técnica. Ou seja, estão incentivando a pessoa entrevistada para que continue falando, ou querendo dizer "sim, estou entendendo, por favor continue".


Vejam, mesmo que você não concorde com o que está sendo dito, pode usar a dica.. movimentar a cabeça em sinal de "sim" não significa que você concorda, mas siplesmente que você está entendendo a mensagem e incentivando a pessoa a continuar a falar da forma mais clara possível.

Se você perdeu a dica 1, basta clicar aqui: Post da Dica 1 com a dica "demonstre interesse no que está sendo dito".

Na próxima semana postarei mais uma dica.

[]s
Dimitri

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Agora estou no twitter também


Para que você fique rapidamente por dentro dos artigos, cursos e promoções, a partir desta segunda-feira, terei novidades também no Twitter, no endereço www.twitter.com/dimitricampana.


O Twitter é um serviço de blog que usa textos pequenos, de até 140 caracteres. Cada membro do Twitter pode seguir outros integrantes da comunidade, formando uma rede social de contatos online. Cada vez que um post vai ao ar, todos os membros vinculados ao autor recebem o conteúdo em suas respectivas páginas.

Os internautas que quiserem acompanhar minhas atualizações em seu Twitter pessoal devem fazer um cadastro e seguir as novidades do site.