quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Exercícios de Planejamento no dia-a-dia



Programar uma simples atividade de lazer pode ser um bom exercício para testar sua capacidade de planejamento. Refiro-me a algo bem simples: planejar a duração, hora de início e hora de término de algo.

Vou tomar como exemplo uma atividade que adoro fazer que é ir a praia de manhã cedo para nadar.
O objetivo é usufruir da praia e não chegar atrasado no trabalho.

Como faço isto? Segue minha linha de raciocínio. Tenho que estar entrando na empresa no mais tardar as 08:30 da manhã. A partir daí faço uma estimativa de tempos inversa.

08:30 > dentro da empresa
08:00 > saída de casa para a empresa
07:40 > chegada em casa vindo da praia
07:10 > dentro do carro com destino para casa
06:50 > saída da água (na praia eu nado)
05:50> com o pé na água para começar a nadar
05:20> sentado no carro rumo a praia
05:00> acordando

Conclusão, eu teria que acordar as 05 da manhã. Para estimar estes horários levei em consideração que levo 30 minutos de casa até a praia e o mesmo tempo de casa para o trabalho. Aqui cabe uma observação. Na verdade levo de 20 a 25 minuttos, porém preferi adicionar 5 minutos a mais de "margem" para algum contra-tempo. E assim nas demais atividades. E aqui é que entra o "x" da questão. Podemos concluir então que estou com um "mini" cronograma pessimista pois se eu levar menos tempo efetivamente nos trajetos acabarei chegando mais cedo no trabalho! E isto não é ruim.
E esta "prática" eu a uso muito em meus planejamentos pessoais, sempre procuro realizar minhas atividades considerando um cenário mais tendendo a pessimista do que realista. O "preço" disto no meu exemplo é acordar alguns minutos mais cedo :) mas prefiro assim do que fazer tudo correndo e no "stress". Afinal, para este meu caso a intenção é relaxar de manhã e não fazer tudo as pressas e se irritar com uma fila/engarrafamento não previsto.

Isto se aplica muito bem também para chegarmos nos horários marcados para reuniões. ;)

Deixem seus comentários.

9 comentários:

Nivaldo Campana disse...

Como faz para planejar um evento quando envolve outras pessoas das quais você vai depender para cumprir seu cronograma? Afinal, nem todo mundo cumpre horários.

Dimitri disse...

Neste meu exemplo, se vou junto com um amigo, o que geralmente acontece, eu aumenteo um pouco mais a margem de segurança baseado no "histórico de atrasos" deste meu amigo. rss

André Dyck disse...

Inspirador! Gostei do exemplo, obrigado! Compartilho do seu gosto pela "madrugada" e também uso, mentalmente, a "estimativa de tempos inversa" :-). Agora estou pensando seriamente em começar a nadar! Grande abraço, André

Anônimo disse...

Discussão deveras interessante neste blogue, assuntos como aqui vemos emotivam ao indivíduo que aparecer nesta página :)
Faz mais do teu espaço, a todos os teus seguidores.

Anônimo disse...

Oi interessante este blogue parece muito desenvolvido.........bom estilo:)
Adorei faz mais posts assim !

Anônimo disse...

Dimitri, vc nao entendeu a questao do Nivaldo que quis dizer se fosse vc o organizador do evento e por ex: marcasse 20:00 para seus convidados....
Vc marcaria as 20:00 para começar as 20h30 devido aos atrasados? Ou começaria o evento 20hs em ponto com 10% dos convidados presentes para cumprir o horário?
e
outra, ref ao seu exmplo de ir a praia antes de tralhar, na prática e na vida real, qdo concentramos em uma tarefa, nao esquecemos de olhar o relogio, no seu exemplo, teria q ter um relogio....e se nesse dia da praia seu relogio parasse de funcionar?
.
Teoria é fácil, a prática é quase impossível...

Dimitri disse...

Boa questão sobre horários de eventos. O horário que marco é o horário para início. Se há apenas 10% dos convidados podemos flexibilizar com uma margem de 5 a 10 minutos para aguardar os atrasados. Entretanto dependendo do evento, esta "flexibilidade" pode não ser uma boa prática.
Sobre o exemplo da praia, sim eu levo relógio a prova d'água :) ... mas caso eu esqueça o "Plano A" é perguntar para alguém de tempos em tempos que horas são.. e o "Plano B", caso não haja ninguém na praia, procurar sair mais cedo do que de costume baseando-me na noção de tempo de minutos passados que tenho.
Obrigado pelo seu post. Abs, Dimitri

Nivaldo Campana disse...

Ao meu ver, atrasar o início de um evento para aguardar os retardatários, mesmo que seja a maioria, seria um desrespeito àqueles que primam pela pontualidade. Uma boa estratégia seria iniciar no horário previsto com assuntos que não prejudiquem o entendimento global daquilo que se vai dizer ou fazer. Mas é importante que essa estratégia não seja percebida por quem já está presente.

Dimitri disse...

Boa Nivaldo! É uma ótima estratégia! Em cursos de projetos eu costumo colocar um filme ou vídeos relacionados ao tema.