sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sou oficialmente da Geração X, e vc?














Muito boa reportagem do Jornal da Globo sobre as Gerações de profissionais. Interessante conhecermos as características de cada uma pois apresentam modelos mentais diferentes, tem valores diferentes e convivem no mesmo mercado de trabalho.
Como gerenciar uma equipe onde pessoas que fazem parte dela não são da mesma geração? Que pensam diferente? Outro exemplo clássico é quando nos damos conta que nosso chefe ou superior é mais novo que nós. Frustração? Como lidar com isto? Como conciliar uma equipe de gerações diferentes em pról de um mesmo objetivo?

  • Baby boomers - geralmente os diretores atuais.
  • Geração X (mais de 30 e menos de 45) - Treinados para trabalhar e esperam o reconhecimento. Valorizam a carreira. Respeitam a hierarquia.
  • Geração Y- Ouvem música e navegam muito na internet (movidos por estímulos). Pouca paciência para reuniões longas. Pedem demissão porque estão insatisfeitos. Não dão bola para hierarquias. Tem um jeito mais informal. Abertos a novos modelos de trabalho.
  • Geração Z - Os próximos a entrar no mercado!
Sou fã incondicional do pessoal da Geração Y! :)

Seguem os vídeos. Vale a pena dedicar alguns minutos de seu dia para assistí-los e entender as características de cada geração.









Caso do Facebook - empresa criada e gerenciada pela Geração Y



Sobre a Geração Z


Dimitri

6 comentários:

Rita Gerber disse...

Parabéns por colocar no teu blog esta matéria, mais uma vez compartilho com meus amigos no face.
Cada geração tem a sua contribuição, o seu valor: pela sua história, vivência, cultura, enfim. Eu inclusive tenho um filho que o considero da geração Y que tem: energia de sobra, determinação, faz várias coisas ao mesmo tempo e vontade de adquirir sua independência profissional.
É através destas diferenças, destas trocas de idéias, destas mudanças de comportamentos que vamos nos adaptando para sobreviver neste mercado competitivo.
Dependendo do país e da cultura, vamos ver cada vez mais estes jovens liderando nas empresas, porque esta nova geração tem pressa.
E eu sendo da geração X, às vezes me assusto, pois vejo a cada dia no consultório jovens mais estressados, angustiados e carentes de algo.

Dimitri disse...

Grato pelo seu comentário Rita. Conhecer estas gerações e saber como cada uma "pensa" nos ajuda a entender muitas situações. A palavra-chave no meu modo de entender é "adaptabilidade". Até + Dimitri

Alice Andrade disse...

Muito legal, mesmo. Acha possível alguém fazer a transição de X para Y, ou vice versa, ou a característica é algo inata?

Rita Gerber disse...

Oi Dimitri, boa tarde.
Agradeço a gentileza do teu comentário e como sempre sábio na sua opinião. E é isto mesmo, quem quiser se manter no mercado terá que ter "adaptabilidade" com as novas gerações e encontrar o famoso "jogo de cintura" para lhe dar com os jovens, com os novos cursos, com as novas tecnologias, enfim, agregar novos processos e planejamentos para ajudar no andamento da empresa e até na vida pessoal.
Aquele tempo em que o funcionário era comparado ao bom vinho, que passa por vários processos até chegar ao ponto da maturidade, não existe mais.

Dimitri disse...

Oi Alice, acredito que o fato de nascermos em determinada época influencia sim nosso comportamento e forma de pensar. Porém conheço muitas pessoas que já fizeram esta 'transição' e algumas são muito mais 'jovens' de atitude e pensamento.

Dimitri disse...

Oi Rita,
sim, estes tempos já passaram. Temos que estar sempre nos reciclando e nos questionando. O mundo é dinâmico e as mudanças permanentes :)