terça-feira, 17 de julho de 2007

Certificação PMP

Obtive a certificação PMP (Project Management Professional) no início deste ano (2007). Sobre a mesma, relato minha experiência:
- Nos últimos anos vinha gerenciando pojetos de TI sem utilizar uma metodologia específica. Vivia na prática as experiências de gerenciamento de equipes, riscos e conflitos. Isto com certeza contribuiu para o sucesso no exame. Se vc tem ou teve uma experiência em cargo de coordenação ou gerência em uma empresa, tenha certeza que isto lhe ajudará bastante.
- Estudei durante 2 meses 8h/dia tanto o PMBOK, livros preparatórios para esta certificação como simulados.
- Não fiz nenhum curso preparatório, motivo? Alto custo do investimento: em torno de R$1.800,00
- Quando passei a atingir uma média de 8,5 nos simulados parti para agendar a prova. Fiz a mesma em Curitiba.
- A prova é difícil, pouquíssimas questões "idênticas" as do simulado. O tempo também foi somente para resolução da mesma, não sobrando tempo para uma revisao de toda a prova.

Enfim, esta certificação é de longe muito mais difícil que as da Microsoft. Se vc pretende alcançá-la, seja cauteloso e prepare-se bem.

Até +,

Dimitri

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal de sua parte compartilhar suas experiências em um blog. Parabéns pela iniciativa!

Com relação ao post de hoje, seu depoimento com certeza vai ajudar a pessoas que assim como eu tem interesse nesta área.
Abraços

Anônimo disse...

Olá Dimitri... estou nesta de buscar ou não um preparatório e vc me deu uma luz q há muito eu mesmo tento não enxergar.
Enfim... também acredito ser um abuso os valores cobrados para cursos preparatórios. Mas isso não vem ao caso! O que eu gostaria além de tudo é saber de você onde podemos conseguir os simulados, pois o guia de referencia e alguns artigos e dicas, além também da experiência que você menciona, isto eu já possuo ou consegui de alguma forma. Mas realmente os simulados são os mais críticos.

Muito obrigado!
Abraços
Wellington Mello.

Dimitri disse...

Oi Wellingon,

Fazer todos os miulados que aparecerem pela frente são muito importantes sim! Neste meu blog eu puboliquei alguns posts com links para questões free. Acesse este link que irá mostrar os posts filtrados:
http://dimitricampana.blogspot.com/search/label/exame%20PMP

Outra coisa que me ajudou muito foi o livro preparatório da Rita Mulcahy. Tem muita gente vendendo este livro usado mas em boas condições por um preço melhor pois apartir de junho ele ficará desatualizado em virtude do novo Guia PMBOK já ter sido lançado pelo PMI.

[]s
Dimitri