quinta-feira, 19 de julho de 2007

Instalação otimizada do Windows e Office

A dica aqui é de um recurso que poucos profissionais da área de TI conhecem. Está relacionado a otimização no momento de instalação de pacotes com o o Windows XP, Windows Server e Office.
Qual o procedimento padrão que é utilizado? No momento de uma instalação de um Windows, seja lá ele XP ou Server, busca-se o cd de instalação, chave de registro e após algum tempo recorre-se ao Windows update para instalar os último services packs. Faz-se o mesmo com o Office,máquina a máquina.
Ora, porque não utilizar então um cd que já tenha as útlimas aualizações e services packs integrados? É possível? Sim! E documentação sobre isto é o que não falta.
Sobre o MS-Office, não há necessidade nem de se ter um cd, pode-se gerar uma instalação administrativa em uma pasta de um servidor na rede, aplicar nesta pasta/instalação as atualizações disponíveis e então realizar a instalação nas máquinas clientes através desta pasta do sevidor. detalhe que para o Office no momento da instalação não será nem mais necessário informar o serial code do produto.
Considero que estes recursos são mal divulgados pela Microsoft... achei-os navegando nos sites da web. Fiz testes com minha equipe e passei a usar estes recursos na época em que tinha sob minha responsabilidade um parque de pouco mais de 100 máquinas Windows . Vc ganhará tempo e produtividade de sua equipe!

Até a próxima.

0 comentários: