quinta-feira, 19 de julho de 2007

Um bom ambiente de desenvolvimento de softwares

Olá,

A alguns anos venho usufruindo de um um ambiente de desenvolvimento seguro e flexível para programação tanto em VB, .NET, Delphi, bem como testes em ambientes como o Windows Server 2003.
A dica é a utilização do Virtual PC da Microsoft (free) ou o VMWare (pago) além de uma máquina (pc ou notebook) com bastante memória ram, mínimo de 2Gb, e bastante disco.
Por exemplo, possuo hoje 1 ambiente windows para cada projeto. São executados de forma independente e me permitem um ambiente até certo ponto "seguro".
Uma vez estabelecida sua rotina de backup diária, imaginem que no dia seguinte sua máquina não ligue mais por exemplo... Já pensou em quantas horas/dias vc levará para re-constituir seu ambiente de desenvolvimento de seus projetos? Prejuízo e muita dor de cabeça na certa! Entretanto se vc estiver utilizando seus ambientes de desenvolvimento dentro de máquinas virtuais como o Virtual PC ou o VMWare, basta instalá-los em uma outra máquina, restuarar seu backup e pronto! Seu ambiente está de volta! Estamos falando em menos de 1 hora!
Então poderá com calma enviar sua máquina principal para o conserto etc e tal.
Outra grande vantagem: imagine que vc necessita sair de férias e tem então que passar seu projeto temporariamente para outro colega..ao invés de perder tempo configurando a máquina de seu colega, simplesmente passe à ele os arquivos de sua máquina virtual que "lá dentro"tudo já está configurado e funcionando...
Entre o Virtual PC e o VMWare, este último é mais completo. Tem suporte a USB por exemplo o que não ocorre no Virtual PC. Outro ponto é com relação ao Vista. Instalei um Vista tanto no Vitual PC como no VMWare. OVista sendo executado sobre o VMWare é muito mais rápido e performático.
Fica aí a dica! Até +

Dimitri

0 comentários: