sexta-feira, 3 de abril de 2009

Teste Rápido #1 - Gerenciamento de Projetos

Inicio hoje uma série de testes rápidos em situações envolvendo gerenciamento de projetos. O texto abaixo foi adaptado de Barbee Davis, MA, PHR, PMP.

"Eu já fiz vários cursos formais sobre Gerenciamento de Projetos mas quando eu busco um cargo de Gerente de Projetos, meu chefe imediato me diz que para o cargo eu preciso também de experiência na área. Como eu posso adquirir experiência se não me dão oportunidade?"

A. Seja criativo. Procure lugares onde possa ser voluntário em Projetos e procure manter documentação comprobatória de seu trabalho nestes projetos.
B. Busque treinamentos adicionais ou cursos de especialização para lhe dar mais conhecimento acadêmico.
C. Inicie seu próperio negócio e empregue a si mesmo dando-se o cargo de PMO.
D. Se você já está empregado, insista para seu chefe que você deve ser promovido imediatamente pois você acabou de participar de um treinamento em Gerenciamento de Projetos.

Alguém arrisca um palpite da alternativa correta? Confira a resposta nos "comentários" deste post.

3 comentários:

Blogg do Artur disse...

Olha, eu acho a alternativa A a melhor. Sempre há coisas acontecendo tanto a níveis de voluntariado quando relacionados a projetos que só dependem de alguém querer implementá-los.

Abraço

Artur Santa Catarina

H o o D o o disse...

Acredito ser a alternativa A a melhor opção, apesar de que procurar cursos de aperfeiçoamento também contribua com a experiência, pois a grande maioria dos cursos hoje em dia possuem simulação do ambiente de trabalho como divisão de turma em equipes para gerir projetos.
Fico com 75% de letra A e 25% de letra B.

Um abraço
Rodrigo Souza

ps: obrigado pelo resumo das áreas do pmbok

Dimitri disse...

Olá! A resposta correta é a "A". Uma forma de mostrar nosso potencial é em trabalhos voluntários. Importante, nestes trabalhos, documentar as atividades realizadas, gerar relatórios e documentos do projeto para em um futuro poder utilizá-los como forma de comprovação de nossa atuação.
O PMI oferece várias oportunidades para trabalho voluntário em projetos: http://www.pmi.org/GetInvolved/Pages/Volunteer-Opportunities.aspx
Entretanto, não esqueçamos que o trabalho voluntário pode ser realizado em escolas, ONGs, associações, etc.
Uma outra dica também é buscar a certificação CAPM (http://www.pmi.org/CareerDevelopment/Pages/AboutCredentialsCAPM.aspx) ao qual comprovará seus conhecimentos sobre o Guia PMBOK.
Enfim, não há fórmula mágica mas estas dicas podem ajudar muito um ´upgrade´ profissional.

Abraços,
Dimitri