segunda-feira, 20 de abril de 2009

Guia PMBOK: Desenvolver a equipe do projeto

Li um texto bem interessante sobre retenção de profissionais talentosos em http://computerworld.uol.com.br/carreira/2009/04/20/retencao-de-talentos-vai-alem-do-salario/

"..todas as empresas que abrigam bons profissionais convivem com o inconveniente de terem seus funcionários sondados por seus concorrentes, muitas vezes com ofertas de salários maiores..."

O texto basicamente expõem a importância de combatermos ou evitarmos a rotatividade de membros de equipe, principalmente se estamos tratando de pessoas talentosas. Alinhado a esta questão, o Guia PMBOK, guia de melhores práticas em gerenciamento de projetos, tem um processo entitulado "Desenvolver a quipe do projeto" pertencente a Área Gerenciamento de Recursos Humanos. Neste processo consta uma técnica chamada "habilidade de gerenciamento geral". Estamos falando claro de habilidades do gestor ou gerente de projeto. No meu entedimento é também função sim do Gerente do Projeto reter sua equipe ao longo do projeto. Como se faz isto? Com "habilidades de gereciamento geral".

Defendo o cenário da construção de uma relação transparente entre a equipe e o Gerente do Projeto. Esta transparência será benéfica em momentos onde os membros da equipe ficam propícios a sair no meio do projeto para irem trabalhar em outra empresa. E pasmem, muitas vezes por R$ 300,00 a mais ou de forma oposta, para ganharem menos! Se não há transparência, somos pegos de surpresa em todos os sentidos e o 'abacaxi' cai sobre nossas mãos: onde conseguir outra pessoa tão talentosa para substituir a pessoa que está saindo?
Seria melhor o cenário onde o membro de equipe procurasse seu Gestor e explicasse a situação, antes de tomar sua decisão de sair da empresa/projeto. Com isto teríamos oportunidade para renegociar salários, condiçoes de trabalho, prazos etc. e refletir se estamos propiciando a esta pessoa as condições que a mesma almeja.
Temos que lembrar que a medida que o tempo passa as pessoas evoluem profissionalmente e as pessoas talentosas naturalmente buscarão novos desafios. Pessoas assim não satisfazem-se com a 'mesmice' ou a rotina. Como diz o artigo " Talento não quer um emprego, mas sim um carreria"
Vejo que uma das chaves para manter este talento é criar um ambiente corporativo saudável além da compatibilidade salarial com a responsabilidade que lhe foi passada.

Participe! Poste seu comentário a respeito!
[]s
Dimitri

1 comentários:

Unknown disse...

No livro A Cabeça de Steve Jobs ele comenta que a Apple é uma das piores empresas em relação a benefícios aos funcionários, mas os funcionários possuem opção de compra de ações da empresa.

Eu gosto de uma frase, não sei a origem dela, mas vamos lá.... “Perguntaram ao faxineiro da NASA o que ele faz no emprego e ele comentou, estou ajudando a colocar o homem na Lua”.

Esta é a questão, estar comprometido com os objetivos e participar dos resultados financeiros da empresa.