sexta-feira, 22 de maio de 2009

5 maneiras de arruinar sua carreira

Olá,

Li em um artigo e achei bem interessante e verídico. Vale para Gestores e membros de equipe. Parecem óbvias mas para muitas pessoas, nem tanto!

















#1 - Enviar e-mail impróprio

A maioria das pessoas é suficientemente lúcida para evitar piadas de mau-gosto na comunicação corporativa. O maior problema dos funcionários é respostas impulsivas a e-mails. Leia bem antes de responder para evitar má-interpretação.
Se você recebeu um email que lhe deixou de "cabeça quente", não responda no mesmo momento. A melhor coisa a fazer é responder no dia seguinte pois estaremos de cabeça mais "fria" na maioria das vezes.


















#2 - Humilhar colaboradores

Nunca despreze funcionários ou critique-o na sua ausência, mesmo se for em conversa com terceiros ou com clientes. Essa informação pode chegar aos ouvidos da pessoa humilhada e sua situação pode ficar delicada. Mesmo que você considere algum membro de sua equipe uma pessoa inútil, não diga isso a colegas ou a clientes.
Se chegar ao ouvido da outr apessoa, é o tipo da coisa que não tem volta ou conserto!


















#3 - Contradizer o chefe em público

Você pode até achar que está fazendo um favor para seu chefe ao corrigi-lo em público, durante alguma apresentação. Mas na verdade, o mais provável é que ele fique aborrecido e imagine que você o colocou em uma situação em que fez papel de bobo. Aproveite algum intervalo e fale sobre o equívoco de forma delicada para que ele mesmo corrija posteriormente. Nestas situações o pior é que todo mundo nota que você está 'cavando a própria tumba', menos você.

















#4 - Cometer erros sociais grosseiros em um evento da companhia

As festas da empresa são momentos agradáveis de socialização, mas você não precisa comer demais e beber ao ponto de se embriagar. Tome cuidado com os convidados que você leva e não reclame da empresa ou do seu chefe. Só fale de trabalho se for algo positivo.


















#5 - Eliminar possibilidades de retorno ao sair

Muitas pessoas têm a fantasia de sair da empresa criticando o chefe e falando tudo o que tem vontade. No entanto, você nunca sabe quando precisará novamente da empresa em momentos de turbulência do mercado. Procure sair bem relacionado, sempre deixando as portas abertas.
O velho ditado: "O Mundo dá voltas!!!"

Abraços,
Dimitri

0 comentários: