quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mais um projeto completado: www.aprendizesdaarte.com.br

Olá,

Esta semana estive envolvido no fechamento de mais um projeto da qual participei de sua Gestão. O resultado do projeto é o site www.aprendizesdaarte.com.br
O mesmo destina-se a proporcionar um espaço para os artistas aprendizes da pintura formarem sua galeria virtual divulgando suas telas, biografia e outras informações do artista.

Aprendizes da Arte é um portal direcionado ao Artista Plástico, seja ele um iniciante ou um eterno estudante do mundo das artes. Aqui o artista pode formar sua galeria virtual para apresentar e divulgar suas telas, biografia, formas de contato, dentre outras informações sobre seu trabalho. Além disso, abre espaço para comercializar suas telas, sem intermediação.


Foi um projeto que envolveu poucas pessoas dentre elas: eu, a cliente (minha esposa diga-se de passagem), um webdesigner e uma jornalista.
O resultado final ficou excelente e atingiu todas as expectativas da Karla (cliente). Atribuo o sucesso deste projeto a competência dos profissionais envolvidos, tanto do Roberto Moura (webdesigner) como da Paula Costa (Jornalista) - paula@liosimas.com. Nada melhor do que trabalhar com um time de primeira!

Falando da forma de Gerenciamento em si, utilizei práticas do PMBOK e também de Gestão Ágil. Sobre Gestão Ágil nos baseamos muito no livro "Caindo na Real" que trata de desenvolvimento de sistemas web. Muito bom o livro. Tomei conhecimento dele através de meu colega, consultor e instrutor de Scrum, Nelson Abu. Veja o que o Abu fala sobre o livro em seu blog neste post específico.

Outra característica deste projeto foi a não preocupação com o fator Tempo, ou seja, prazo. Fomos levando o projeto sem a perseguição de estreá-lo em uma data específica. Se todos os projetos pudessem ser levados assim, seria muito bom! :)

Enfim, mais detalhes como outras técnicas utilizadas no PMBOK, decisões, lições aprendidas, e estratégias, sintam-se livre em perguntar com um 'comentário" neste post.
Abraços,
Dimitri

2 comentários:

Roberto Moura disse...

Olá Dimitri! Foi muito bom participar deste projeto. Ter liberdade de criação e a confiança do cliente é meio caminho para o sucesso do projeto. Parabéns a todos!

Jacque disse...

Gostei muito do site, é claro, objetivo e as obras são lindas!!!
Parabéns a todos que participaram do desenvolvido e as artistas.