sexta-feira, 17 de julho de 2009

Comunicação com sua Equipe de Projeto - parte #3


Finalizando a série de dicas para estabelecer um bom canal de comunicação com sua equipe ou qualquer outra pessoa, segue a dica:
Dica #3. Recapitule o que o orador lhe falou.

Esta dica é bem simples e muito funcional também. O famoso "vamos ver se eu entendi bem..." ou "você está querendo me dizer então que...". Com esta técnica, ao terminar de ouvir uma mensagem, em seguida, explicamos aquilo que entendemos sob o nosso ponto de vista. É muito comum então, nosso colega nos dizer: "não, não, você entendeu errado..eu quis dizer isto isto e aquilo.." e Bingo! Acabamos neste momento de resolver mal entendidos, ou seja, melhoramos e muito nosso canal de comunicação.


Esta dica também aplica-se quando estamos dando instruções de algo importante para alguém, seja um colega, empregado, subordinado ou membro de equipe e após terminarmos nossas instruções perguntamos se a pessoa entendeu. Geralmente os "subordinados" não se manifestam seguindo aquele "medo" ou instinto de não querer contestar nada.. neste caso é que podemos então usar a técnica. Podemos indagar por exemplo: "Bom, então só para ter certeza de que não estou esquecendo nada, você poderia me dizer o que é que tem que ser feito?". Pronto! A pessoa explicará com suas palavras. Momento em que poderemos analisar e eliminar qualquer mal entendimento.

Experimentem! Dá certo mesmo!

Se você perdeu a dica 1, basta clicar aqui: Post da Dica 1 com a dica "demonstre interesse no que está sendo dito".

Se você perdeu a dica 2, basta clicar aqui: Post da Dica 2 com a dica "movimente a cabeça em sinal de concordância".

[]s
Dimitri

2 comentários:

Miguel disse...

Olá Dimitri,
A habilidade de comunicação é fundamental e está intimamente ligada à capacidade de liderança do gerente de Projetos. Acredito que a palavra chave para o sucesso na comunicação é "empatia", algo cada vez mais raro de se encontrar nas pessoas. Trata-se da habilidade de se colocar no lugar do outro e tentar estabelecer a melhor capacidade de entendimento e compreensão. Tem tudo a ver com os teus últimos posts... Grande abraço,

Miguel Rivero

Dimitri disse...

Oi Miguel,
Concordo com sua colocação. Estatísticas apontam que na transmissão de uma mensagem para alguém, 55% da mesma é transmitida por artiífios não verbais, sejam: expressão facial, movimento dos braços, pernas, postura, etc.. o que tem relação com o que falaste sobre "empatia".