quinta-feira, 16 de julho de 2009

Comunicação com sua Equipe de Projeto - parte #2

Seguindo a série de dicas sobre como estabelecer um bom canal de comunicação, vou escrever aqui mais uma.
Dica #2. Movimente a cabeça em sinal de concordância.

Esta dica é muito simples e bastante eficiente também. Enquanto alguém estiver nos falando algo podemos levemente e discretamente movimentar nossa cabeça em sinal de concordância, o famoso "sim". Isto fará com que quem esteja falando torne-se mais "seguro", "confiante" e até certo ponto "se solte mais". Logo, sua mensagem será melhor transmitida para nós (e é exatamente isto o que queremos!). Quem utiliza muito esta técnica são os repórteres de TV. Procurem perceber nas entrevistas que nas vezes em que o câmera foca uma parte do repórter notem que quase sempre os repórteres estão usando esta técnica. Ou seja, estão incentivando a pessoa entrevistada para que continue falando, ou querendo dizer "sim, estou entendendo, por favor continue".


Vejam, mesmo que você não concorde com o que está sendo dito, pode usar a dica.. movimentar a cabeça em sinal de "sim" não significa que você concorda, mas siplesmente que você está entendendo a mensagem e incentivando a pessoa a continuar a falar da forma mais clara possível.

Se você perdeu a dica 1, basta clicar aqui: Post da Dica 1 com a dica "demonstre interesse no que está sendo dito".

Na próxima semana postarei mais uma dica.

[]s
Dimitri

1 comentários:

Nivaldo Campana disse...

Muito boa dica! E, ao contrário, quando vc quer que a pessoa páre de falar (pessoa chata que o aborda em momento inconveniente), é só fixar a visão numa de suas orelhas.