sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dicas – Certificação PMP com o Guia PMBOK 4ª edição

pmbok Recebi através de uma lista de discussão o depoimento de um colega que acabou de conseguir a certificação PMP já tendo como base a última edição do Guia PMBOK (4ª edição). Transcrevo-a abaixo.

O que é PMP? Sigla de Project Management Professional. Uma certificação reconhecida internacionalmente para profissionais que atuam Gerenciando Projetos. Mais informações: http://www.pmi.org/CareerDevelopment/Pages/AboutCredentialsPMP.aspx



Realizei a certificação já na 4ª edição e segue algumas sugestões para você dar uma revisada:

Integração:
- Não existe mais o processo de Escopo Preliminar
- Agora o Encerramento do projeto também engloba “Encerrar projeto ou FASE” (é obrigatório passar sempre por este processo antes de cada nova fase)
- Identificar TODOS e criar uma estratégia para gerenciar expectativas dos stakeholders é ainda mais importante.

Escopo:
- Processo de Coletar requisitos (o conceito de requisitos agora é mais explorado)
- Não há mais planejamento do escopo, ele está integrado ao plano de gerenciamento de projetos (integração)
- Um novo documento gerido pelo projeto é o “Registro de requisitos” que deve ser criado antes de elaborar a Declaração do Escopo

Comunicação:
- Identificar as partes interessadas (este conceito também é bastante explorado e se tornou extremamente importante para o PMI)
- A gestão de Expectativas tem foco no processo de gestão das partes interessadas

Aquisições:
- Houve uma condensação de 3 processos (planejar contratações, solicitar respostas de fornecedores e selecionar fornecedores) em apenas um (realizar aquisições), porém as atividades a serem realizadas em si são mantidas (com leve ênfase em procedimentos licitatórios). Planejar contratações também teve parte das atividades condensadas em Planejar Aquisições.

Bom... O que me é mais evidente são estes tópicos acima. Mas para maiores detalhes das diferenças sugiro você consultar o Apêndice A ao final do PMBok 4ª edição, que alias, pelo menos na minha versão protected (português) que baixei do PMI está com o respectivo apêndice duplicado (a partir das pg. 285 e 292)... rsrsrs ...

Utilizei o livro da Rita Mulcahy da 6ª edição e foi fundamental, pois já está preparado para a 4ª edição do PMBok com todas as “tips & tricks” e “PMIzmos” (http://www.rmcproject.com/product/pmp-prep.aspx)

Boa sorte! Márcio Welter, PMP

Boas informações para quem pretende esta certificação.


1 comentários:

Rafael Ramos disse...

Olá Dimitri,

Estava visitando alguns blogs sobre gerenciamento de projetos e acabei visitando o seu. Pretendo passar aqui mais vezes.

Deixo o convite para uma visita ao meu blog no endereço http://www.conhecimentoeti.com

Grande abraço,