quinta-feira, 23 de julho de 2009

Comunicação com sua Equipe de Projeto - parte #4

cabeca-quente Apesar de ter comentado no último post que as dicas tinham finalizado, eu lembrei que faltou mais uma. Então segue a dica 4.

Dica #4. Se você recebeu um e-mail provocativo e/ou ofensivo, não responda-o no mesmo dia.

O e-mail tornou-se hoje um dos principais meios de comunicação INTERNA na maioria das empresas (sim, interna também). Não é difícil acompanhar verdadeiras discussões envolvendo várias pessoas utilizando o e-mail. Detalhe: todas as pessoas trabalhando no mesmo endereço da empresa! Mas porque não se faz uma reunião física então para estes assuntos? Boa pergunta…. talvez a correria e falta de tempo faça com que tudo seja levado pelo e-mail.

Até então “tudo bem”. Entretanto algumas vezes estes e-mails passam a conter termos provocativos, insinuadores de incompetência e até mesmo ofensivos. Se nós somos o alvo destas “provocações” e temos o “sangue quente”, ao recebermos um e-mail assim, no mesmo momento clicamos em “responder a todos” (para que todos vejam nossa resposta ou nosso " direito de réplica) e escrevemos palavras no mesmo “tom”, na maioria das vezes atacando também, ofendendo, mostrando nossa autoridade etc. e tal.. Para as pessoas que estão sendo “copiadas” no e-mail é uma cena patética. Tipo: “bate boca pelo e-mail? Pessoal, por favor reunam-se em uma sala e resolvam isto..”

Nestes momentos de “sangue quente” escrevemos o que não queremos, somos levados pela emoção e deixamos a razão de lado. Prova disto é quando revisamos o que escrevemos no dia seguinte. Aaah, o dia seguinte! Nos damos conta que fomos rudes e que escrevemos coisas desnecessárias.. perdemos a chance de responder com educação e postura profissional e dar a volta por cima.

Então a dica é: se você recebeu algum e-mail provocativo e se sentiu lesado, injustiçado, enfim,..lhe deixou de “cabeça quente”.. CONTENHA-SE :-) Não responda no mesmo minuto..deixe o dia terminar, vá para casa, tome banho, durma, acorde e no dia seguinte (já com outra cabeça) você responderá o e-mail de uma forma mais centrada e educada.

Funciona comigo! :-)

Abraços,

Dimitri

1 comentários:

Nivaldo disse...

Certíssimo, Dimitri!
É o que recomendo como psicólogo para meus clientes, não apenas para resposta de e-mail hostil como também para qualquer situação hostil do ambiente: não agir impulsivamente tomado pela emoção quando o momento requer a razão.